Quimica Geral

Quimica Geral
Conhecimentos Fundamentais para seu desevolvimento

desvendando a quimica

desvendando a quimica
pequenas explicaçoes do conteudo

Propiedades Periódicas


Energia de ionização
de um átomo ou íon é a mínima energia necessária para remover um elétron de um átomo ou íon gasoso isolado em seu estado fundamental.A primeira energia de ionização é a energia necessária para retirar o primeiro elétron de um átomo neutro, a segunda energia de ionização é a energia necessária para retirar o segundo elétron, e assim sucessivamente.
 Carga Nuclear Efetiva
  •   Em um átomo polieletrônico, cada elétron é atraído simultaneamente pelo núcleo e repelido pelos outros elétrons. A análise exata dessa situação torna-se complicada pela imensa quantidade de repulsão elétron-elétron presente .Porém, somos capazes de estimar a energia de cada elétron considerando como ele irá interagir com esse meio criado pelo núcleo e os outros elétrons do átomo. Dizemos que esse meio criado por ambas as forças é como um campo, e o elétron irá se movimentar nele. Esse campo seria gerado por uma carga que estaria localizada dentro do núcleo. A essa carga foi dado o nome de carga nuclear efetiva. Ou seja, a responsável por delimitar por onde o elétron se movimentará.O cálculo da carga nuclear efetiva (Zef) será dado pelo número de prótons do núcleo (Z) subtraído da quantidade de elétrons presente entre o núcleo e o elétron em questão (S):
eletronegatividade
  • É a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra ligado a outro elemento químico diferente por meio de uma ligação covalente, isto é, em que há o compartilhamento dos elétrons, considerando essa molécula como estando isolada.
 Eletropositividade
  • A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. É portanto o contrário da eletronegatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário